top of page

Balanço da Primeira JOTA

 

 

Cem pessoas de várias regiões do Brasil e convidados internacionais participaram da 1ª Jornada de Tradução e Adaptação (JOTA), que se realizou em 12 e 13 de novembro, na Casa da Cultura Japonesa, na Cidade Universitária, em São Paulo. No encerramento, o professor Laurence Raw, da Başkent University, Turquia, descreveu o encontro como uma comunidade ativa que deve persistir nos estudos sobre adaptação, área que ainda precisa de esforços acadêmicos em todo o mundo.

 

A programação da JOTA foi cumprida sem lacunas: além do professor Raw, foram palestrantes convidados Jorge Latorre, professor visitante da New York University, a professora Genilda Azerêdo, da Universidade Federal da Paraíba, o professor Maurício Mendonça Cardozo, da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, e o professor Lauro Amorim, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de São José do Rio Preto.

 

Outros professores da área prestigiaram a JOTA com sua presença e participação: a professora Maria Paula Frota, da PUC-Rio, e os professores da USP Claudia Dornbusch, Adriana Zavaglia e Álvaro Faleiros, além do professor John Milton, responsável pela organização geral do evento.

A JOTA acolheu 46 comunicações orais de pós-graduandos, sendo três à distância, organizadas em 12 mesas temáticas, em três salas simultaneamente, ao longo dos dois dias do evento. Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, da PUC-São Paulo e da PUC-Rio, da Uninove, da Uniso, da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, da Universidade Federal da Bahia, da Unesp, da Unicamp e da USP falaram sobre prosa, poesia, audiovisual, música, teatro, história, filosofia, quadrinhos, literatura infantojuvenil, tradução técnica.

 

Cerca de 40 ouvintes inscritos puderam acompanhar toda essa programação.

 

As atividades da JOTA terão continuidade no âmbito do GREAT – Grupo de Estudos da Adaptação e da Tradução, em processo de formalização junto ao CNPq.

 

 

                                 RESULTADO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO

 

JOTA superou as expectativas de mais da metade dos participantes

 

Os resultados da pesquisa de avaliação realizada com participantes da 1ª Jornada de Adaptação e Tradução (JOTA) indicam um alto grau de satisfação com o evento. Mais da metade (54,2%) dos respondentes consideram que as suas expectativas foram superadas pelo evento; para 37,5% elas foram atendidas de forma satisfatória. Entre as expectativas prévias à Jornada que foram consideradas atendidas ou superadas, destacam-se a troca de conhecimentos sobre o tema, o aprimoramento profissional e a oportunidade de conhecer outros profissionais e pesquisadores. A pesquisa foi disponibilizada online a todos os participantes do evento dos dias 17 a 27 de novembro e contou com 48 respondentes.

 

A análise é positiva também sobre os principais aspectos do evento, com destaque para a Qualidade e pertinência das conferências, considerada excelente por 72,9% dos respondentes e ótima por 27,1% e para a Amplitude dos temas cobertos, qualificada como excelente em 68,8% das respostas e boa em 31,2%.

Os principais pontos de melhoria indicados foram a Infraestrutura do evento e a Divulgação prévia, que apesar de terem sido qualificados como excelentes ou boas por mais de 90% dos respondentes, foram os únicos itens que chegaram a receber a classificação de ruim em 4,2% das respostas.

 

bottom of page